quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O POVO CIGANO


 




POVO CIGANO




 

Não se sabe ao certo a origem do Povo Cigano sabe-se que um povo foi expulso por invasores árabes. Era um povo amante da música das cores alegres e da magia, dedicavam -se magia, a atividades , como : domadores criadores e vendedores de cavalos, comerciantes e praticantes da arte adivinhatória.






Os Ciganos preservavam seus costumes, tradições e lingua , a familia é a base de tudo. o homem exerce o comando e a mulher tem uma importância na leitura da Sorte .A figura feminina tem muita importância, já que nenhum Cigano deixa de consultar as avós, tias e mães ,antes de resolver seus problemas. As Ciganas utilizam diversos oráculos, espelhos, dados, a borra do café, a leitura das mãos, moedas ,as cartas. Hoje encontramos as Cartas Ciganas são industrializadas, mas a algum tempo eram pintadas á mão e passavam de mãe para filha.






O povo Cigano não possui uma linguagem escrita , o romanê ou rumanez, que é a sua linguagem básica e exclusiva, é essencialmente oral. É expressamente proibido ensinar o romanê a não-ciganos e livros que contenham vocabulário ou dicionário deste idioma. Acreditam em um único Deus. Louvam a N. Sra Aparecida sua








padroeira Universal é Santa Sara, louvam a Virgem de Fátima, NSra de Lurdes , NSra da Lampadosa e o Beato Ceferino Gimenex Malla.

NASCIMENTO- CASAMENTO-MORTE
São os três fatos mais importantes para os Ciganos . Veneram os anciões e as crianças . As crianças representam a continuidade e reforço de seus costumes e traições . Após o casamento o rapaz continua dependendo do pai e a jovem casada(bori), passa para a família do marido, ficando subordinada a sogra.Tomara o seu cargo o serviço da casa e passará a usar um lenço na cabeça como simbolo da mulher casada.Só a partir do nascimento do primeiro filho o marido se torna de fato um homem e a "bori", acende a dignidade de mulher. Só então poderá cozinhar no seu próprio fogão.É o filho que funda a familia. Nos dias 24 e 25 de Maio. Os Ciganos comemoram a Slava que é a festa em homenagem a Santa Sara . A imagem de Santa Sara foi descoberta pelo casal de artistas sacros Neyde e José Marçal.



OS CIGANOS E A NATUREZA:

Os Ciganos tem uma integração continua com a natureza.     


                                                                                                          
a naturezas é doadora da própria sobrevivência Cigana, buscam os mais variados tipos de alimentos, quando passam pela cidade costumam abastecer de diversos generos alimenticios. Os Ciganos reverenciam as águas do mar a rainha do mar Iemanjá, também é homenageada pelo povo Cigano. Os Ciganos respeitam e reverenciam os 4 elementos : terra, água, ar e fogo. Povo mistico. nos seus trabalhos não deixam de pedir permisão e oferece-lhes presentes como oferendas.

O Povo Cigano acredita em presságios O dia de levar oferendas ao Povo Cigano é aos Domingos,as 12:00 do dia, pois esta hora é o horário de maior vibração do Oriente na terra.


 
O CIGANO E PUNHAL (THUYRY)




O THUYRY é um objeto de ritual mágico da metalúrgia. O Cigano que o possui é um iniciado e lhe foi dado em uma cerimônia, é feito por mãos especiais direto para seu dono, o que possuir erradamente estará cometendo um erro e será castigado pela justiça (KRISS) em uma luta, o cigano poderá até usar o punhal mas será em último caso pois ele tentará usar outros meios, outros objetos, pois o Punhal é um objeto mágico e de iniciação.









Nenhum comentário:

Postar um comentário